Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Viral

Justiça autoriza a penhora de FGTS do devedor a quitar dívidas

justica-autoriza-a-penhora-de-fgts-do-devedor-a-quitar-dividas-–-rede-brasil-news

A juíza Ana Cristina Vegas López de Olivera, da Unidade de Jurisdição Cível 10 de Belo Horizonte, autorizou a penhora do FGTS (Fundo de Compensação de Fim de Serviço) do devedor para garantir o pagamento da dívida. A decisão foi tomada após a verificação de que não havia bens confiscáveis.

Como não há outra forma de pagar a dívida, o juiz determinou que 20% do FGTS em poder do devedor seja retido, até que a dívida seja totalmente quitada. Fgts e jurisprudência concordaram em manter parte do equilíbrio quando não havia nada a apreender.

O credor afirmou que buscou satisfazer o crédito por diversos meios junto ao inadimplente, mas não obteve sucesso. Nenhum bem ou valor foi encontrado na posse do devedor.

Após consultar a Receita Federal sobre as declarações do Imposto de Renda, o credor solicitou que o saldo do FGTS fosse bloqueado para receber o que lhe é devido.

Impenhorabilidade do salário

O juiz argumentou que a inadmissibilidade da penhora de salários é garantida por lei, mas não deve ser usada para justificar o inadimplemento de outras obrigações. “A jurisprudência e a jurisprudência têm entendido que é possível manter 20% do saldo corrente na conta salário, o que não onera demais o devedor, permite a subsistência básica e não deixa o credor sem pagamento, mesmo que parcial, da dívida”, disse.Conforme mencionado no acórdão, o juiz citou uma decisão de 2010, quando o juiz Osmando Almeida, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), comprovou a penhora de 30% do valor depositado na conta bancária por meio da qual o devedor recebia seu salário.

No ano anterior, o juiz Marcus Lincoln afirmou que “a impossibilidade de penhora de salário e aposentadoria não pode ser utilizada de forma distorcida, sob pena de burlar responsabilidades assumidas e provocar inadimplência”.

Usando esses argumentos, o juiz pediu à Caixa Econômica Federal informações sobre a exigência de determinado valor do FGTS e aceitou o pedido de penhora até que o débito fosse integralmente quitado.

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cacoal

Colisão fatal deixa comunidade em choque e levanta questões sobre segurança viária na região.

Economia

Descubra se utilizar todo o limite do cartão de crédito realmente resulta em aumento do limite e os riscos financeiros associados a essa prática!

Cacoal

Em seguida, as atividades serão retomadas no rio Pirarara, em Cacoal, e na microbacia do rio Pimenta, em Pimenta Bueno.

Cacoal

O nome da operação, "Vértice", faz referência à sua conexão com a Operação Paralelo da Polícia Federal em 2020, ao identificar novos integrantes do...

Publicidade