Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Viral

Confira como irá funcionar o novo programa do governo para a compra da casa própria

confira-como-ira-funcionar-o-novo-programa-do-governo-para-a-compra-da-casa-propria

Como o novo programa, o trabalhador poderá optar por um imóvel mais caro, mas com uma prestação menor. Veja mais detalhes!

Em março, o governo federal deverá lançar o “FGTS Futuro”, um novo programa que permitirá aos trabalhadores usar parte de seu saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar sua casa própria. Assim, a ideia é que os trabalhadores possam usar parte da contribuição de 8% do salário mensal que seu empregador deposita em sua conta vinculada ao FGTS. 

Dessa forma, esse dinheiro poderá ser usado para complementar a renda do trabalhador e demonstrar sua capacidade de pagamento ao solicitar um empréstimo para a compra da casa própria. Assim, o trabalhador poderá optar por um imóvel mais caro, mas com uma prestação menor. Veja mais detalhes!

Novo programa para a compra da casa própria

Portanto, inicialmente, o FGTS Futuro contemplará os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, focando em famílias com renda mensal de até R$ 2.640. De acordo com o Ministério das Cidades, o programa passará por um período de teste antes de haver a ampliação para outros beneficiários do Minha Casa, Minha Vida com renda de até R$ 8 mil por mês.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) foi o responsável por criar o FGTS Futuro. No entanto, sua implementação ainda depende de regulamentação pelo Conselho Curador do Fundo dos Trabalhadores. Assim, a previsão é que isso ocorra em março deste ano.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCréditoDigital

Como irá funcionar o FGTS Futuro

Em síntese, com o FGTS Futuro, o trabalhador assume uma prestação maior do que o limite de renda permitido. Assim, há a cobertura automática da diferença pela CAIXA Econômica Federal, responsável pelo FGTS. Dessa forma, o valor da diferença, depositado mensalmente pelo empregador nas contas do FGTS, vai diretamente para o financiamento do imóvel. 

Veja também:

O que deve mudar com a nova tabela do Imposto de Renda?

Entretanto, caso haja a demissão do trabalhador, o valor da prestação aumenta e ele terá que pagar a diferença do valor da prestação em dinheiro. Enfim, o FGTS Futuro pode ser especialmente útil para famílias que atualmente não são elegíveis para empréstimos habitacionais devido aos requisitos de renda.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCréditoDigital

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cacoal

Colisão fatal deixa comunidade em choque e levanta questões sobre segurança viária na região.

Economia

Descubra se utilizar todo o limite do cartão de crédito realmente resulta em aumento do limite e os riscos financeiros associados a essa prática!

Cacoal

Em seguida, as atividades serão retomadas no rio Pirarara, em Cacoal, e na microbacia do rio Pimenta, em Pimenta Bueno.

Cacoal

O nome da operação, "Vértice", faz referência à sua conexão com a Operação Paralelo da Polícia Federal em 2020, ao identificar novos integrantes do...

Publicidade