Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Viral

Golpe do SMS pode te deixar no prejuízo: saiba como se proteger

golpe-do-sms-pode-te-deixar-no-prejuizo:-saiba-como-se-proteger

Você já ouviu falar do golpe do SMS? Aprenda como ele funciona e o que você deve fazer para se proteger! Clique e saiba mais.

Um novo golpe vem se destacando no cenário digital – o chamado golpe do “0800” ou do SMS. Trata-se de uma tática que se baseia no envio de mensagens SMS falsas, com alertas de compras inexistentes, de valores altos, se passando por instituições financeiras.

Mesmo que o SMS não tenha mais a popularidade que já teve um dia, ainda usa-se bastante, principalmente para envio de confirmações e, também, em alguns casos, pelos bancos. Com isso, criminosos acabam se utilizando disso para enganar as pessoas e enviar números de centrais de atendimento falsos para o “suporte”.

Entendendo o golpe do SMS

Imagem: Gorodenkoff/shutterstock.com

O golpe do “0800”, ou do SMS, possui esse nome devido à associação de golpistas em tentar se passar por representantes oficiais de instituições financeiras conhecidas. Com isso, utilizam falsos números de telefone com o prefixo “0800”. Ao receber a mensagem, os usuários entram em contato com os criminosos acreditando que estão tratando com a própria instituição financeira.

Esses alertas geralmente mencionam uma suposta compra realizada com o cartão de crédito do usuário, que não aconteceu de fato. Assim, ao entrar em contato com o número falsamente apresentado como o “0800” oficial da instituição, a vítima acaba fornecendo dados sensíveis para os golpistas, que usam essas informações para cometer fraudes.

Como se proteger

Para evitar cair nessa tática, é importante prestar atenção em algumas coisas. Nunca forneça informações pessoais ou bancárias sem antes certificar-se de que o contato é confiável. É recomendável entrar em contato com a instituição bancária através dos canais oficiais para confirmar a veracidade da mensagem. Você encontra todas as informações no verso do cartão de crédito ou no site oficial da instituição

Além disso, nunca proceda com qualquer operação solicitada pelo interlocutor sem antes conferir a legitimidade do contato. Esse tipo de golpe preza pela pressa e pelo instinto de defesa da vítima, então é essencial manter a calma e verificar todas as informações.

Veja também:

Quem tem esquizofrenia pode receber algum benefício do INSS?

Por fim, outro cuidado essencial é manter sempre seus aplicativos bancários e de segurança atualizados. Dessa forma, eventuais lacunas existentes nas versões anteriores desses programas, que poderiam ser exploradas por criminosos, são corrigidas, aumentando a segurança do usuário.

Imagem: Gorodenkoff/shutterstock.com

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cacoal

Colisão fatal deixa comunidade em choque e levanta questões sobre segurança viária na região.

Economia

Descubra se utilizar todo o limite do cartão de crédito realmente resulta em aumento do limite e os riscos financeiros associados a essa prática!

Cacoal

Em seguida, as atividades serão retomadas no rio Pirarara, em Cacoal, e na microbacia do rio Pimenta, em Pimenta Bueno.

Cacoal

O nome da operação, "Vértice", faz referência à sua conexão com a Operação Paralelo da Polícia Federal em 2020, ao identificar novos integrantes do...

Publicidade