Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Agrotóxico que ameaça abelhas e borboletas passa a ter o uso restrito em Rondônia

agrotoxico-que-ameaca-abelhas-e-borboletas-passa-a-ter-o-uso-restrito-em-rondonia

🚜 O que é o Tiametoxam? é um inseticida à base de nicotina que atinge as células do sistema nervoso central dos insetos, deixando-os desorientados e levando-os à morte.

O uso do produto deixou os órgãos em alerta, já que as abelhas são fundamentais para a produção de alimentos, sendo que mais de 70% da polinização das espécies dessas plantas é feita por elas. Com o uso de abelhas nas lavouras, a produtividade e a qualidade dos cultivos aumentam.

Com a medida, os agricultores ficam proibidos de usar o químico por meio de pulverizações, incluindo o uso de aviões agrícolas e tratores para a aplicação do produto.

O uso desse agrotóxico foi proibido em 10 culturas, como a batata, cebola e eucalipto e em outros 25 cultivos, como no caso do milho, da soja e do trigo, o uso da substância continuará a ser permitida, mas com restrições.

Prazo

Segundo a Idaron, os produtos com Tiametoxam adquiridos até 22 de fevereiro poderão ser utilizados até o seu fim, conforme as especificações do rótulo e da bula que estavam definidas no momento que o produtor comprou o produto.

O Ibama também estabelece que, em um prazo de 180 dias, os fabricantes com Tiametoxam se adequem às novas normas no rótulo e na bula, deixando claro os riscos do material para insetos polinizadores.

A embalagem deve informar que “o produto é tóxico às abelhas” e que “a aplicação aérea não é permitida”.

Publicidade: Deslize a página para continuar lendo.

Além disso, precisa especificar ainda que a “pulverização foliar não dirigida ao solo ou às plantas, ou seja, aplicações em área total, não é permitida”.

O agricultor também não vai poder aplicar o Tiametoxam em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação de abelhas na cultura.

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cacoal

Colisão fatal deixa comunidade em choque e levanta questões sobre segurança viária na região.

Sticky Post

Esta é uma notícia em desenvolvimento. Continuaremos acompanhando o caso e atualizaremos conforme novas informações forem apuradas.

Sticky Post

Equipes de resgate foram acionadas para o local do acidente, e mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.

Cacoal

O clima de apreensão toma conta da comunidade enquanto aguardam por mais informações sobre esse triste acontecimento.

Publicidade