Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Economia

Confira quais dívidas precisam ser declaradas no Imposto de Renda

Saiba como declarar dívidas e empréstimos no Imposto de Renda e evite erros. Guia prático com dicas para uma declaração sem complicações.

Confira quais dívidas precisam ser declaradas no Imposto de Renda
No dia 15 de março, teve início o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Assim, milhares de brasileiros devem enviar o documento até o dia 31 de maio de 2024. No entanto, é preciso estar atento às regras da Receita Federal para não cair na malha fina.Dessa forma, entre as dúvidas mais frequentes está quais dívidas precisam ser declaradas no Imposto de Renda. Segundo especialistas, o método de declaração de dívidas para o exercício 2024 mantém o critério de informar apenas débitos que excedam o valor de R$ 5 mil, acumulados durante o ano-base de 2023.  Assim, essa determinação inclui tanto dívidas bancárias quanto acordos com pessoas físicas, desde que respeitado o limite mínimo para declaração.Dívidas que precisam ser declaradas no Imposto de RendaPortanto, ao fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), é crucial declarar todas as dívidas que se enquadram nas seguintes categorias:

Empréstimos: qualquer tipo de empréstimo bancário, seja pessoal, consignado ou financiamento imobiliário;
Financiamentos: financiamentos de veículos, imóveis ou qualquer outro bem;
Dívidas com instituições financeiras: dívidas com cartões de crédito, cheque especial e outras instituições financeiras;

Dívidas com Pessoas Físicas ou Jurídicas: se você possui dívidas com familiares, amigos ou empresas, é necessário incluí-las na declaração. Por fim, confira dicas de como evitar cair na malha fina da Receita Federal:

Organize seus documentos: mantenha todos os documentos relacionados às suas finanças organizados e atualizados para facilitar o preenchimento correto da declaração;
Informe todas as fontes de renda: não deixe de informar todas as fontes de renda, incluindo salários, benefícios, aluguéis e outros ganhos;
Declare todas as dívidas: Não omita nenhuma dívida na declaração, mesmo aquelas que você acredita não serem relevantes. A omissão pode gerar problemas com o Leão;
Esteja atento aos prazos e regras: Cumpra os prazos estabelecidos pela Receita Federal e siga todas as regras e orientações para preencher corretamente sua declaração.

Sou formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC – Santos. Atualmente, curso Licenciatura em Letras no Instituto Federal de São Paulo. Sou apaixonada pela Língua Portuguesa e sua diversidade.

Da Redação
Cacoal NEWS
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Policial

Em Porto Velho, policial ajoelha e agradece a Deus após tiroteio que terminou com a morte de um criminoso. Nenhum policial ficou ferido na...

Cacoal

Queixadas são flagrados passeando nas ruas de Cacoal, surpreendendo moradores. O vídeo do grupo de queixadas viralizou nas redes sociais.

Cacoal

Polícia Militar de Cacoal prende mulher foragida condenada por furto no bairro Vista Alegre.

Geral

Caminhoneiro morre e dois ficam gravemente feridos em colisão na RO 010. Autoridades investigam causas do acidente. Saiba mais.

Publicidade