Cacoal será o palco da 7ª edição do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, um evento que promete destacar a excelência da produção cacaueira do Brasil. A escolha do município para sediar o concurso foi anunciada no último dia 10, durante a solenidade de lançamento, realizada em Porto Velho. A competição contemplará diversas categorias, que vão desde a avaliação sensorial do cacau até a análise de práticas sustentáveis e inovações tecnológicas aplicadas ao setor.
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), conhecido pelo apoio à cultura cacaueira, esteve presente no evento de lançamento e ressaltou o crescimento do setor produtivo de Rondônia, com destaque para a agricultura familiar. Deiró afirmou que o cacau surge como uma oportunidade de diversificação para os produtores, permitindo uma produção ao longo do ano, complementando culturas como café, leite e peixe. "Rondônia tem se destacado pela qualidade e quantidade da sua produção, e o cacau é mais uma chance para o produtor expandir seu portfólio", afirmou o parlamentar.
O governador coronel Marcos Rocha também foi destacado pelo esforço em fortalecer a produção agrícola no estado, promovendo iniciativas que garantem apoio e recursos para o crescimento do setor. A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a Emater-RO, e a Idaron são os responsáveis pela realização do concurso, em parceria com organizações públicas e privadas, como o Centro de Inovação do Cacau da Bahia (CIC-BA), que ficará encarregado da análise sensorial das amêndoas.
As inscrições para participar do concurso estarão abertas de 31 de março a 22 de agosto de 2025, e a cerimônia de premiação ocorrerá em 6 de dezembro. Para se inscrever e obter mais informações, os interessados devem acessar o site oficial: www.nossocacau.com.
Tags: Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, Cacoal, Rondônia, inscrições concurso cacau, qualidade do cacau, agricultura familiar, Cirone Deiró, Marcos Rocha, sustentabilidade, inovação tecnológica, prêmio cacau.
Mín. 22° Máx. 31°