A população de Cacoal e de todo o Brasil continuará sentindo o peso no bolso em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será mantida, o que representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Esse cenário já havia sido aplicado em junho e, agora, se repete por conta das condições climáticas desfavoráveis.
Segundo a Aneel, o motivo da bandeira vermelha é a baixa incidência de chuvas, o que reduz a capacidade de geração das usinas hidrelétricas e força o uso de fontes mais caras, como as usinas termelétricas. “Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas”, destacou a agência em nota oficial.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel serve para indicar os custos reais da geração de energia elétrica no país.
Bandeira verde: sem cobrança adicional.
Bandeira amarela: cobrança intermediária.
Bandeira vermelha: cobrança extra — com o patamar 1, a taxa é de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Aneel reforça o alerta: é essencial que os consumidores adotem medidas de economia. “A conscientização no uso da energia elétrica é fundamental, tanto para o bolso do cidadão quanto para a preservação dos recursos naturais”, afirmou a agência.
Tags: Cacoal NEWS, Cacoal notícias, bandeira vermelha energia julho, conta de luz mais cara Cacoal, tarifa de energia elétrica Rondônia, Aneel bandeira vermelha, aumento na conta de energia Cacoal, notícias de Cacoal, energia elétrica mais cara julho, economia de energia em Cacoal.
Mín. 18° Máx. 33°