Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes (DEFRAUDE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia, realizou a Operação Trust. A ação foi deflagrada para investigar um esquema de fraude financeira que movimentou mais de R$ 4 milhões.
A operação teve início após denúncias feitas diretamente à Corregedoria do Corpo de Bombeiros, onde apontavam o possível envolvimento de um integrante da corporação no esquema. As vítimas também registraram Boletim de Ocorrência na DEFRAUDE, o que levou ao início de uma sindicância administrativa e à abertura de um inquérito policial para investigar o caso.
Esquema de Fraude
As investigações revelaram que o suspeito, usando sua posição de confiança dentro do Corpo de Bombeiros, induzia as vítimas a realizar "investimentos" com a promessa de retornos financeiros garantidos. Até o momento, o montante investido pelas vítimas já ultrapassa R$ 4 milhões, de acordo com as apurações.
Durante a operação, a polícia cumpriu o mandado de prisão preventiva contra o principal suspeito, que é apontado como o líder do esquema. Além disso, foram realizadas quatro buscas e apreensões, bem como ordens de bloqueio de valores, sequestro de bens e afastamento do sigilo de dados.
Nome da Operação
A Operação Trust foi batizada em alusão à confiança que o suspeito conquistava das vítimas, aproveitando-se de sua posição como membro do Corpo de Bombeiros para aplicar o golpe. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros continuam as investigações para garantir que todos os envolvidos sejam responsabilizados.
Mín. 24° Máx. 41°