Neste sábado (28), o governo de Rondônia apresentou dois novos aviões modelo Air Tractor que irão reforçar a brigada aérea do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) no combate aos incêndios florestais. As aeronaves, com capacidade de 2 mil litros de água e aptas para realizar até quatro operações de combate por hora, foram exibidas no Hangar do Grupo de Operações Aéreas (GOA), em Porto Velho.
Esses aviões serão destinados a regiões com maior incidência de incêndios, como o Parque Estadual Guajará-Mirim e a Estação Ecológica Soldado da Borracha, áreas críticas identificadas em colaboração com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Coordenadoria de Geociências (Cogeo).
Expansão da Frota Aérea
Além das duas aeronaves, o governo contratou mais 800 horas de voo, incluindo o aluguel de dois helicópteros adicionais que atuarão em conjunto com o helicóptero Falcão 02, da Gerência de Aviação (Gave) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Essas aeronaves têm sido essenciais para acessar áreas de difícil alcance, como as regiões afetadas no Parque Estadual Guajará-Mirim.
Reforço e Mobilização
O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo, destacou a importância das novas aeronaves para melhorar a capacidade de resposta rápida do estado, garantindo uma ação mais eficaz contra os incêndios. Segundo ele, o reforço da frota aérea é fundamental para a proteção do meio ambiente e para a preservação das áreas atingidas.
Processo Seletivo para Brigadistas
Paralelamente, o governo de Rondônia abriu, na sexta-feira (27), as inscrições para o processo seletivo que contratará 126 brigadistas temporários. Esses profissionais atuarão em conjunto com os bombeiros militares no combate aos incêndios florestais em todo o estado.
Mín. 24° Máx. 41°