Três alunos da Rede Pública Estadual de Rondônia estão entre os 21 selecionados para o Projeto Embaixadores do Brasil Central, que promove a inclusão de jovens nas discussões sobre políticas públicas e diplomacia. O evento, que começou na terça-feira (8) e se encerra nesta quinta-feira (10) em Brasília, tem como tema "Diplomacia e Inovação" e busca ampliar o conhecimento dos estudantes sobre relações internacionais, com visitas a embaixadas de seis países e à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os estudantes estão sendo acompanhados pelo professor Vanderlei Ferreira dos Santos. “Este projeto foi criado para fazer os jovens refletirem sobre os desafios futuros e aplicar o aprendizado em suas comunidades”, explicou o professor.
Os alunos visitaram as embaixadas da Austrália, Chile, China, Portugal, Suíça e Reino Unido, onde interagiram com especialistas. Eles também participaram de atividades educativas em um museu interativo e no Instituto Rio Branco, a principal escola de diplomacia do Brasil.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância dessa oportunidade para os estudantes, ressaltando que as experiências vividas serão levadas de volta para suas comunidades, incentivando o desenvolvimento sustentável e a inovação.
Seleção dos Alunos
Os três estudantes selecionados passaram por um rigoroso processo de avaliação, que considerou conhecimentos de geopolítica, fluência em inglês, boa comunicação, postura disciplinar e, principalmente, ser aluno do 2º ano do ensino médio da rede pública.
Os representantes de Rondônia são:
Depoimentos dos Estudantes
Sofia Carolina classificou a experiência como transformadora: “Estou com um sentimento de gratidão. O aprendizado é incrível, e o mais gratificante é saber como podemos ajudar nossas comunidades.”
Stella Ayanna falou sobre sua ansiedade em participar do evento: “Estou muito feliz, fomos bem recebidos e tivemos todo o suporte do nosso estado. Esta é uma experiência única.”
Renato Dantas comentou que suas expectativas foram superadas: “Aprendemos muito sobre relações exteriores e estou motivado para compartilhar o que vivemos em nossa cidade.”
Diplomacia e Inovação
O Projeto Embaixadores do Brasil Central é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que engloba os estados de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e o Distrito Federal. Criado em 2015, o consórcio busca promover o desenvolvimento econômico e social de forma integrada, com foco em áreas como agropecuária, logística, empreendedorismo e inovação.
A cerimônia de encerramento será realizada no SESI Lab nesta quinta-feira (10).
Mín. 22° Máx. 29°