
Com o objetivo de enfrentar a crise hídrica e assegurar a saúde da população, o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), está intensificando a distribuição de hipoclorito de sódio 2,5% em todo o estado. A ação, coordenada pelo Comitê de Crise Hídrica instituído pelo Decreto nº 28.613/2023, também inclui orientações para o uso adequado do produto, especialmente em áreas sem acesso a água tratada.
Importância do hipoclorito na prevenção de doenças
O hipoclorito de sódio, que ganhou destaque na década de 1990 no combate à cólera, é essencial para a prevenção de doenças de transmissão hídrica, como leptospirose, hepatites A e E e gastroenterites agudas. Disponibilizado pelo Ministério da Saúde em frascos de 50 ml, o insumo é utilizado para desinfetar água de consumo humano em locais que dependem de soluções alternativas coletivas (SACs) e individuais (SAIs).
O coordenador do programa Vigidesastres, José Maria Prestes, explicou que a Agevisa repassa o hipoclorito para as Gerências Regionais de Saúde (GRS), que distribuem o produto em suas áreas de abrangência. Em Porto Velho, a distribuição é realizada pela Semusa, Defesa Civil e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).
Distribuição em 2024
Em 2024, o programa Vigidesastres entregou 28.650 caixas de hipoclorito, o equivalente a 1.432.500 frascos. A distribuição foi realizada da seguinte forma:
Orientações para o uso correto do hipoclorito
Para garantir a segurança da água, a recomendação é adicionar duas gotas de hipoclorito por litro de água, esperar 30 minutos e, então, consumir. Essa prática simples é essencial para evitar doenças em comunidades com acesso limitado a água potável.
Garantia de saúde e bem-estar
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, ressaltou a importância da gestão de riscos e da distribuição de insumos para proteger a saúde da população: “Ao garantir o fornecimento de hipoclorito, estamos colaborando para a redução de doenças e assegurando o bem-estar das comunidades mais vulneráveis.”
Com essas medidas, o Governo de Rondônia busca minimizar os impactos da estiagem, fortalecer a saúde pública e garantir que todas as comunidades tenham acesso à água de qualidade, essencial para uma vida saudável.
Mín. 20° Máx. 31°