Agro Operação Temporã II
Polícia Ambiental Prende Caçador com Armas, Ovos de Jacaré e Animais Silvestres em Operação em Rondônia
Na revista, foram apreendidas seis armas de fogo, incluindo espingardas e garruchas, além de diversas munições.
14/10/2024 11h20
Por: Redação Fonte: Cacoal NEWS
Foto: Internet/Reprodução

A Polícia Militar de Rondônia, por meio de seu Batalhão de Polícia Ambiental, realizou uma ação na Estação Ecológica Soldado da Borracha, localizada entre Cujubim e Porto Velho, como parte da Operação Temporã II. A operação tem como objetivo combater crimes ambientais e o uso irregular de fogo em áreas protegidas, conforme o Decreto Estadual nº 29.428/2024.  

Durante a fiscalização, moradores denunciaram a presença de dois indivíduos armados, que estariam cometendo assaltos, ameaçando a comunidade local e incendiando uma residência na Vila Rio Preto. A equipe policial iniciou buscas para localizar os responsáveis.  

Em um barraco na zona rural, quatro pessoas foram encontradas. Na revista, foram apreendidas seis armas de fogo, incluindo espingardas e garruchas, além de diversas munições. O proprietário do local admitiu a posse de parte das armas, e os demais envolvidos estão sendo investigados por crimes na região.  

Além das armas, a polícia encontrou quatro quelônios (tartarugas) e dois ovos de jacaré, que o responsável pelo barraco pretendia vender ilegalmente, configurando crime ambiental.  

O suspeito foi preso em flagrante e responderá por posse ilegal de armas, conforme a Lei 10.826/2003, e por caça de animais silvestres, segundo o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).  

Os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, onde o caso será investigado. As tartarugas serão devolvidas à natureza, e os ovos de jacaré serão inumados.  

A Operação Temporã II, parte da campanha “Protetor dos Biomas”, continuará suas ações para preservar o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades locais.