Produtores e técnicos de Rondônia participaram recentemente de uma missão técnica ao Pará, com o objetivo de desenvolver e aprimorar a cultura cacaueira no estado. A ação foi impulsionada pelo governo de Rondônia, em parceria com o Sebrae e o Senar, e teve como foco o aprendizado das técnicas aplicadas no maior produtor de cacau do Brasil, o Pará. O estado de Rondônia, que vem se destacando pela alta qualidade de sua produção de cacau, concorreu com quatro finalistas no Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil, realizado no dia 28 de novembro em Belém.
Em 2023, o Brasil colheu cerca de 290 mil toneladas de cacau, ocupando o 6º lugar no ranking mundial de produtores, com o Pará sendo o maior produtor interno. Além do Pará, outros estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia também se destacam na produção de cacau, e foi com o intuito de fortalecer ainda mais a produção de cacau que os técnicos e produtores de Rondônia viajaram até o Pará.
A visita ao estado paraense buscou conhecer as boas práticas e tecnologias aplicadas pelos produtores locais. Durante a missão, a comitiva visitou o Banco de Germoplasma de Cacau, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), além de fazendas e cooperativas como a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). Também foi realizada uma degustação de chocolates produzidos a partir de cacau de alta qualidade.
O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, destacou que Rondônia vem crescendo na produção de cacau e que hoje se destaca entre os melhores produtores do Brasil. O incentivo governamental, a distribuição de mudas clonais de alto rendimento e a assistência técnica têm sido determinantes para o sucesso da cacauicultura no estado.
A grande premiação de Rondônia no setor veio com a conquista do 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), que ajudou a consolidar a cultura do cacau no estado. Em 2023, Rondônia conquistou o título de Melhor Cacau do Brasil em duas categorias, Varietal e Mistura (Blend). Além disso, o INPI concedeu ao cacau rondoniense o registro de Indicação Geográfica, destacando a qualidade única do fruto da região.
Este ano, Rondônia teve quatro finalistas no Concurso Nacional de Cacau Especial, sendo os produtores de Nova União, Ouro Preto do Oeste, Buritis e Jaru. O produtor de Buritis, Mauro Celso Tauffer, conquistou o 2º lugar na categoria Mistura e o 3º lugar na categoria Varietal, destacando Rondônia como um dos principais produtores de cacau do Brasil.
Tags: cacau em Rondônia, produção de cacau, concurso nacional de cacau, Emater Rondônia, Sebrae, Senar, missão técnica Pará, Indicação Geográfica do cacau, qualidade do cacau, agricultura sustentável, Rondônia cacau, produtores de cacau, concurso de cacau Brasil, Cacau Especial, agricultura de Rondônia, chocolate artesanal, tecnologia cacaueira.
Mín. 21° Máx. 25°