Ji-Paraná, 11 de dezembro de 2024 – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta terça-feira (10), um reajuste de 3,03% nas tarifas de energia elétrica para os consumidores de Rondônia. O novo valor entra em vigor na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, e afetará tanto os consumidores de baixa tensão (residências e áreas rurais) quanto de alta tensão (indústrias e serviços públicos).
O reajuste médio será de 2,55% para os consumidores de baixa tensão e 5,00% para os de alta tensão. Com o aumento, a tarifa média de energia em Rondônia continua alto mesmo seguindo a inflação do período, que foi de 4,71% (IPCA). O estado segue com uma das tarifas de energia mais caras da região Norte, prejudicando moradores, empresários e toda a sociedade em geral.
O reajuste foi aprovado após a análise dos custos de distribuição de energia no estado, incluindo o impacto de fatores como o pagamento da Conta Covid e a Conta de Escassez Hídrica, que vigoraram nos últimos anos.
De acordo com os dados da Energisa, responsável pela distribuição de energia em Rondônia, a composição da tarifa inclui: 28,14% para salários, manutenção e investimentos da empresa; 28,96% para transmissão de energia; 30,86% para tributos; e 12,04% para encargos setoriais.
A Energisa também lançou uma campanha de negociação para clientes com dívidas, oferecendo condições especiais até 3 de janeiro de 2025. Os consumidores poderão parcelar as dívidas em até 36 vezes e obter descontos de até 80% sobre multas, juros e correção monetária.
Tags: ji-paraná notícias 190, reajuste energia rondônia, aumento tarifa energia, rondonia atual ji-paraná últimas notícias, energisa rondônia, tarifa de energia ji-paraná, aumento energia dezembro 2024, economia rondônia.
Mín. 21° Máx. 25°