Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Policial

Operação da Polícia Federal Desmantela Esquema de Falsificação de Documentos Florestais em Rondônia

As autoridades suspeitam da existência de uma organização criminosa na região, cujo objetivo é a extração ilegal de madeira e sua posterior comercialização como legal, mediante a falsificação de DOF.

pf-deflagra-operacao-para-combater-desmatamento-ilegal-em-rondonia

Nesta terça-feira, 2 de abril, a Polícia Federal iniciou a Operação Sine Auctoritate, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos públicos. O grupo utilizava esses documentos para conferir uma falsa legalidade à madeira extraída de forma ilegal na região de Cujubim, em Rondônia.

A equipe da PF, composta por 19 agentes federais, executou cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia. Durante a operação, foram apreendidos três veículos, quatro motocicletas, uma arma de fogo, além de R$ 4.300 em espécie e diversos talões de cheque.

As investigações tiveram início em 2021, após uma fiscalização do IBAMA revelar o funcionamento de madeireiras sem licença de operação na área de Cujubim. Essas empresas foram flagradas utilizando madeiras extraídas ilegalmente da Floresta Nacional do Jamari, uma Unidade de Conservação Federal próxima a Cujubim e Itapuã do Oeste.

Durante o processo investigativo, ficou evidente que a falsificação de Documentos de Origem Florestal (DOF) beneficiou diversos envolvidos, incluindo pessoas físicas e jurídicas. Isso possibilitou a comercialização no mercado nacional de madeiras ilegais, porém aparentemente lícitas.

Os investigados serão responsabilizados, de acordo com sua participação, por uma série de crimes, incluindo falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, receptação qualificada, sonegação fiscal e associação criminosa. As penas previstas para esses delitos somam até 26 anos de prisão.

A Polícia Federal reitera seu compromisso em preservar a integridade do meio ambiente e destaca que qualquer atividade criminosa que viole os interesses ambientais será combatida com todo o rigor da lei.

Da Redação
Cacoal NEWS
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cacoal

Lamentável Desfecho: Vereador de Pimenta Bueno e Namorada Perecem em Colisão na BR-364

Policial

Em Porto Velho, policial ajoelha e agradece a Deus após tiroteio que terminou com a morte de um criminoso. Nenhum policial ficou ferido na...

Cacoal

Queixadas são flagrados passeando nas ruas de Cacoal, surpreendendo moradores. O vídeo do grupo de queixadas viralizou nas redes sociais.

Cacoal

Tragédia em Rolim de Moura: bebê de dois meses é assassinado pelos próprios pais. Casal confessa o crime e é preso. ---

Publicidade