Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Viral

Quem tem esquizofrenia pode receber algum benefício do INSS?

quem-tem-esquizofrenia-pode-receber-algum-beneficio-do-inss?

Entenda os direitos de pacientes com esquizofrenia em relação à aposentadoria por invalidez. Descubra o processo do INSS e como obter o benefício.

Muitas pessoas tem dúvida se pacientes com esquizofrenia tem direito ao benefício do INSS. A esquizofrenia é uma grave doença mental incapaz de ser curada, muitas vezes empregando total incapacidade sobre o indivíduo de exercer funções de trabalho.

Nesse contexto, abordaremos a relação entre esquizofrenia e aposentadoria por invalidez, bem como os direitos dos portadores da doença.

Portador de esquizofrenia tem direito à benefício do INSS?

Se diagnosticadas, as pessoas com esquizofrenia têm direito aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e o Benefício Assistencial BPC-LOAS, voltado para indivíduos pertencentes a famílias de baixa renda.

Imagem: ChinnaPong/shutterstock.com

A esquizofrenia, em si, é uma grande barreira para a pessoa afetada, comprometendo a percepção da realidade e causando distúrbios na mente e na vida social. Portanto, essas pessoas podem retirar esses benefícios para ajudá-los financeiramente.

A esquizofrenia é uma invalidez permanente?

De acordo com os artigos 3º e 4º do Código Civil de 2002, pessoas diagnosticadas com transtornos mentais, como a esquizofrenia, são consideradas incapazes para os atos da vida civil.

Para a perícia INSS, é essencial reunir todos os prontuários médicos relatando o início da doença, os exames realizados e os tratamentos utilizados.

CID da esquizofrenia e direito à aposentadoria

A esquizofrenia tem o CID 10 – F20 e existem diferentes subtipos. Para ter direito à aposentadoria, é necessário o laudo de um médico psiquiatra, inclusive especificando o grau de severidade da doença e o tratamento realizado.

Para solicitar e conseguir o benefício previdenciário para a pessoa com esquizofrenia, existem algumas dicas essenciais, como levar todos os documentos médicos, ter tratamento médico constante e notificar necessidade de um acompanhante durante a perícia.

O valor da aposentadoria por esquizofrenia baseia-se na média salarial do beneficiário. Assim, o indivíduo receberá 60% da média, acrescentando 2% por cada ano de contribuição até atingir 100%.

Indeferimento do benefício do INSS, o que fazer?

Se houver indeferimento do pedido de aposentadoria por invalidez, o beneficiário pode recorrer à justiça. 

Veja também:

INSS faz desconto indevido em aposentadoria de idosa

Nesses casos, a ajuda de um advogado especializado na área previdenciária será essencial. Por fim, é importante entrar em contato com o INSS para mais informações e direcianamentos de como recorrer da decisão.

Publicidade: Deslize a página para continuar lendo.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cacoal

Lamentável Desfecho: Vereador de Pimenta Bueno e Namorada Perecem em Colisão na BR-364

Policial

Em Porto Velho, policial ajoelha e agradece a Deus após tiroteio que terminou com a morte de um criminoso. Nenhum policial ficou ferido na...

Cacoal

Queixadas são flagrados passeando nas ruas de Cacoal, surpreendendo moradores. O vídeo do grupo de queixadas viralizou nas redes sociais.

Cacoal

Tragédia em Rolim de Moura: bebê de dois meses é assassinado pelos próprios pais. Casal confessa o crime e é preso. ---

Publicidade