Na Mídia

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Federação das Apaes e Pestalozzi de Rondônia se Reúnem para Debater sobre Transporte Escolar para Pessoas com Deficiência

Destacaram ainda a importância de uma maior participação do estado para garantir que todos os alunos tenham acesso à assistência para o desenvolvimento educacional.

representantes-da-feapes-e-pestalozzi-colaboram-com-sugestoes-ao-projeto-de-lebrinha-para-ampliar-o-acesso-ao-transporte-escolar

Representantes da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e da Associação Pestalozzi de Rondônia estiveram em uma reunião no gabinete da deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) para discutir um Projeto de Lei apresentado pela parlamentar. O objetivo do PL é ampliar o acesso ao transporte escolar para alunos que frequentam instituições que colaboram com o poder público na educação de pessoas com deficiência.

Participaram do encontro Janete Alves Araújo, Diretora Geral da Associação Pestalozzi de Porto Velho, Elani da Rocha Lopes e Érica Joselene Sousa Nascimento, membros da equipe de projetos, e o vereador de Alvorada do Oeste, Diego Souza (Podemos), que trouxe a necessidade do debate ao governo. Os representantes convidados contribuíram com propostas sobre o projeto, sendo recepcionados pela equipe técnica legislativa da deputada.

A pauta apresentada pelo vereador Diego destacou um desafio enfrentado pelos alunos da APAE em Alvorada do Oeste. A deputada Lebrinha compreendeu que a legislação deveria abranger não apenas os alunos da APAE, mas todos os alunos de instituições que colaboram com o poder público na educação de pessoas com deficiência.

Durante a reunião, os dirigentes enfatizaram que a oferta de assistência muitas vezes não alcança alunos da zona rural devido à falta de transporte. Além disso, enfrentam dificuldades para manter ou adquirir veículos devido ao alto custo. Destacaram ainda a importância de uma maior participação do estado para garantir que todos os alunos tenham acesso à assistência para o desenvolvimento educacional.

Ampliando o Debate

Os representantes ressaltaram a urgência na implementação de políticas de conscientização sobre as necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como a oferta de assistência adequada e humanizada para o desenvolvimento delas e de seus familiares. Além da questão do transporte escolar, foram discutidas pautas relacionadas à saúde, infraestrutura, educação, terapias especializadas e investimentos pontuais.

Diante das demandas apresentadas, a equipe técnica parlamentar está realizando um estudo para verificar as ações e políticas públicas realizadas pelo Estado, visando propor melhorias que atendam a essas necessidades, garantindo o direito e a dignidade das pessoas com deficiência.

Da Redação
Cacoal NEWS
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Aviso Legal: Comentários e Opiniões

Os comentários e opiniões dos usuários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Grupo Cacoal NEWS não endossa nem se responsabiliza por qualquer conteúdo expresso nos comentários, e reserva-se o direito de remover, modificar ou não aprovar comentários que violem nossas políticas editoriais ou que possam ser considerados inadequados.

Postar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cacoal

Lamentável Desfecho: Vereador de Pimenta Bueno e Namorada Perecem em Colisão na BR-364

Policial

Em Porto Velho, policial ajoelha e agradece a Deus após tiroteio que terminou com a morte de um criminoso. Nenhum policial ficou ferido na...

Cacoal

Queixadas são flagrados passeando nas ruas de Cacoal, surpreendendo moradores. O vídeo do grupo de queixadas viralizou nas redes sociais.

Cacoal

Tragédia em Rolim de Moura: bebê de dois meses é assassinado pelos próprios pais. Casal confessa o crime e é preso. ---

Publicidade