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Pedágio eletrônico na BR-364 em Cacoal: motoristas pagarão R$ 0,19 por quilômetro rodado no novo sistema digital sem cancelas

Pedágio eletrônico na BR-364 em Cacoal cobrará R$ 0,19 por km rodado. Novo sistema sem cancelas começa entre Porto Velho e Vilhena ainda neste semestre.

02/11/2025 às 22h08
Por: Redação Fonte: Cacoal NEWS
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Foto: Reprodução\Internet - Wikipédia
Foto: Reprodução\Internet - Wikipédia

Nova 364 inicia cobrança automatizada entre Porto Velho e Vilhena ainda neste semestre; tecnologia promete fluidez e transparência nas rodovias de Rondônia. Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp.

A BR-364, principal rodovia de Rondônia, passará a contar com um sistema de pedágio eletrônico totalmente automatizado. O novo modelo, operado pela Concessionária Nova 364, cobrará R$ 0,19 por quilômetro rodado e funcionará sem cabines ou cancelas físicas, entre Porto Velho e Vilhena. A implantação deve ocorrer ainda neste semestre, com impacto direto para os motoristas de Cacoal e região. 


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Como funcionará o pedágio eletrônico “free flow” na BR-364

Diferente do modelo tradicional, o sistema “free flow” utiliza sensores e câmeras instalados em pórticos ao longo da rodovia, registrando automaticamente as placas dos veículos. A cobrança será calculada com base na distância percorrida e na quantidade de eixos, garantindo uma tarifa proporcional ao uso real da via. Clique aqui e entre no grupo de notícias de Cacoal no WhatsApp para acompanhar atualizações e bastidores da política local.

Os motoristas terão duas formas de pagamento:

  • Com tags eletrônicas (Sem Parar, Veloe, ConectCar, entre outras);
  • Por leitura automática da placa, com envio da cobrança via e-mail ou WhatsApp diretamente ao proprietário do veículo.

Para ficar por dentro de todas as mudanças no trânsito de Cacoal e região, entre no grupo do WhatsApp clicando aqui.

Quanto vai custar para trafegar entre Porto Velho e Vilhena

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o valor básico foi fixado em R$ 0,19 por quilômetro rodado. Um carro de passeio com dois eixos que percorra todo o trecho de 686,7 quilômetros entre Porto Velho e Vilhena pagará R$ 130,47. Já caminhões e veículos de carga pagarão valores proporcionais à quantidade de eixos, podendo ultrapassar esse valor em viagens longas.

Vantagens e desafios do sistema digital

De acordo com o Ministério dos Transportes, o modelo eletrônico deve reduzir o tempo de viagem, eliminar filas e melhorar o fluxo de veículos, já que dispensa paradas obrigatórias nas praças de pedágio. Outras vantagens apontadas incluem menor consumo de combustível e redução das emissões de poluentes.

Entretanto, parte dos usuários demonstra preocupação com o impacto econômico da tarifa, especialmente no custo do transporte e dos produtos. O tema reacende o debate sobre tarifas justas e a acessibilidade nas estradas federais de Rondônia.

Transparência e fiscalização garantidas pela ANTT

A ANTT confirmou que lançará um portal de transparência onde os usuários poderão consultar valores, verificar cobranças e tirar dúvidas sobre o novo sistema.

A agência também exigirá que a Concessionária Nova 364 mantenha prestação de contas pública, assegurando clareza nos critérios de cobrança e destinação correta dos recursos arrecadados.

Com a chegada do pedágio eletrônico “free flow” na BR-364, Rondônia dá um passo rumo à modernização das rodovias, mas também enfrenta o desafio de equilibrar tecnologia e acessibilidade.

A medida deve impactar diretamente os motoristas de Cacoal, Pimenta Bueno, Ji-Paraná e demais cidades cortadas pela rodovia, exigindo adaptação e atenção redobrada às novas regras — clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e receba atualizações diretamente no seu celular.

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